Começou neste sábado (1º), em Roraima, a 33ª campanha de vacinação contra a febre aftosa. A meta é imunizar mais de 784 mil cabeças de gado. O lançamento da campanha aconteceu na fazenda Santo Antônio, em Amajari, Norte do estado.
Conforme a Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr), os pecuaristas terão até 30 de abril para adquirir as doses e até 15 de maio para vacinar os animais e notificar a imunização.
Após esse prazo, será feita a busca ativa para identificar os inadimplentes e os donos de rebanho que deixarem de vacinar o gado poderão ser autuados pela Aderr. A multa será de acordo com o número de cabeças de gado.
Conforme o diretor presidente da Aderr, Vicente Barreto, esta é a primeira campanha, depois de Roraima ter alcançado o status de área livre de aftosa com vacinação.
“Continuamos trabalhando com a meta de 100% do rebanho. Nosso índice está acima de 95% e é muito importante que a gente mantenha esse mesmo índice vacinal que está sendo reconhecido no país todo como muito bom”, disse.
FOTOS:Weliton Nunes