
(Foto: Reprodução/Facebook/André Santos/Arquivo)
Um novo desligamento de energia na linha de transmissão da Venezuela atingiu Roraima nesse domingo (29) e durou cerca de 10 minutos, conforme informou a Eletrobras Distribuição Roraima. O blackout provocou transtornos a cerca de 440 mil moradores de Boa Vista e de outros sete municípios do interior do estado.
Em algumas cidades, a rede telefônica foi suspensa e o abastecimento de água ficou interrompido. Além da capital, as cidades atingidas foram: Mucajaí, Iracema, Caracaraí, Rorainópolis, Alto Alegre, Cantá e Bonfim.
O ‘apagão’ aconteceu por volta das 21h e após 10 minutos de suspensão, o fornecimento foi religado em Boa Vista e nos outros municípios. “Houve uma descarga atmosférica na linha de transmissão Brasil/Venezuela, o que causou um desligamento às 20h49, o retorno foi imediato”, informou a Eletrobras Distribuição Roraima.
A empresa disse que às 21h começou a ser normalizado o fornecimento de energia para os consumidores da Eletrobras Distribuição Roraima “sendo concluído às 21h20”, complementa.
Em Cacaracaraí, região Sul de Roraima, uma moradora disse que “ficou às escuras” durante uma hora e que o acesso à telefonia móvel e à água foi suspenso. “Foi rápido dessa vez. Mas automaticamente quando vai embora a luz ficamos sem rede telefônica e a água é logo cortada”, disse Ana Ferreira.
Fornecimento de água
Por telefone, a assessoria da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) informou que em Boa Vista “não houve interrupção do serviço de abastecimento em nenhum bairro, porque equipes da companhia realizaram manobras para que não ocorresse suspensão”.
Sobre os municípios do interior ficarem sem energia, a Caer disse que “não houve registro por parte dos agentes da companhia no interior do estado e que, devido a suspensão de energia ter sido por pouco tempo, os serviços puderam ser mantidos”.
FONTE:G1/GLOBO