
O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, tem promovido atendimentos médicos diretamente nos municípios. São três especialidades oferecidas: oftalmologia, cardiologia e ginecologia, que foram identificadas como as de maior demanda pela população.
A Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) realiza no momento, a terceira rodada de visitas, onde são percorridos dez municípios com a oferta de um total de 2 mil consultas.
Além dos médicos, os cidadãos também podem contar com exames de ultrassonografia e eletrocardiograma. A ação beneficia a população do interior do Estado e ocorre paralelamente à Caravana do Povo, ou seja: no momento, a população dispõe de dois programas que levam atendimentos de saúde aos municípios.
Em Mucajaí, a aposentada Gildete Pereira da Silva, de 74 anos, precisava de uma consulta com cardiologista e lá conseguiu encaminhamento para colocar marca-passo no CCDI (Centro de Cardiologia e Diagnóstico por Imagem). Após esse procedimento, a aposentada poderá fazer o acompanhamento médico regular todos os meses no próprio município.
O agricultor Deusalino Pereira da Silva, 54, também aproveitou a oportunidade para se consultar e disse que a ação tem sido útil à população que tem dificuldades de locomoção para a capital.
“Gostaria de agradecer à governadora, aos secretários e também aos profissionais envolvidos. Estamos muito felizes por ter esses atendimentos perto de casa, pois facilita muito para gente”, finalizou.
O oftalmologista Marcelo Batista ressaltou que é gratificante ter a possibilidade de proporcionar esses atendimentos de forma mais humanizada e próxima da população.
“A governadora me ligou pessoalmente e me convidou para participar dessa ação que traz um atendimento mais humanizado a população carente do interior, que muitas vezes não pode pagar por consulta no particular ou por condução para ir a Boa Vista. Como médico, me sinto realizado por atender a população do nosso Estado”, disse.
De acordo com a diretora do hospital Vereador José Guedes Catão, Socorro Resende, a ação tem ajudado a diminuir a demanda reprimida do município.
“Essa já é a terceira vez que a ação ocorre aqui e já começamos a ter uma redução no número de atendimentos em algumas especialidades. Todo esse trabalho conjunto tem servido para beneficiar a população e tem sido muito bem recebido por todos os pacientes, especialmente aqueles que já têm a idade um pouco mais avançada”, afirmou.
MUNICÍPIOS – Nesta terceira rodada, os atendimentos tiveram início na segunda-feira (22) por Normandia e Bonfim. Na terça-feira (23), passou por Mucajaí e segue nesta quarta-feira (24) em Pacaraima e Amajari. Até o fim da semana, serão visitados os municípios de Iracema, Caracaraí, Caroebe e São Luiz. A ação será complementada com atendimentos em São João da Baliza.
Foto: Ascom/Sesau












