O Dia D de combate ao Aedes aegypti ocorre nesta sexta-feira (2) em Boa Vista. Com a participação do Exército, prefeitura e governo do estado, a ação realiza uma campanha de conscientização sobre o mosquito transmissor do zika vírus, dengue e chikungunya.
Com blitz educativa, vistoria em órgãos públicos municipais, estaduais e federais e palestras em escolas, mais de 100 agentes atuam para eliminar os focos de mosquito, segundo o governo de Roraima.
O comandante da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, general Algacir Polsin, explicou que a campanha ocorre em todo o Brasil e em todas as esferas do governo.
“É uma campanha de conscientização da importância que toda a sociedade colabore para combater os focos desse mosquito que faz um mal muito grande para a sociedade”, disse o general.
O Exército realiza uma campanha interna com a limpeza de todas as áreas e faz palestras em 31 escolas na capital. “Estamos motivando a criançada a levar esse conhecimento de combate ao mosquito para fora da escola”.
“Aprendi que precisamos cuidar da nossa casa e da nossa saúde. Não podemos acumular água. Já estudamos sobre isso, mas é importante relembrar”, disse a estudante.
Uma blitz educativa também foi realizada no Centro Cívico. Durante a ação foram distribuídos folders da campanha “10 minutos contra o Aedes”.
Pela noite, a programação será nos shoppings da capital com exposição de material educativo e demonstração de mosquitos em suas diversas fases, através de microscópios.
Dados
Dados do Núcleo de Combate à Febre Amarela e Dengue de Roraima apontam que o número de casos de dengue diminuiu 35% em 2016, em comparação com 2015.