
A proposta do impresso é incentivar à prática da leitura, interpretação e produção textual, senso crítico dos alunos e o resgate da história da escola.
A Escola Municipal Francisco de Souza Bríglia comemorou 24 anos de criação com o lançamento da segunda edição do Jornal do Chiquinho e distribuição gratuita de mais de 800 exemplares dentro e fora da unidade escolar. O impresso foi produzido por alunos do 4º e 5º ano do turno vespertino com apoio de professores e coordenadores pedagógicos.
A proposta do projeto é incentivar nos alunos à prática da leitura, interpretação e produção textual, senso crítico, comunicação e o resgate da história da escola. Por meio desse trabalho jornalístico, os alunos realizaram pesquisas, conheceram pessoas por meio das reportagens e vivenciaram o mundo do jornalismo impresso.
A coordenação do projeto informou que o Jornal do Chiquinho envolveu os representantes das 10 turmas do 4º e 5º ano da escola municipal. A estudante Mariana Lima, de 10 anos de idade, disse que aprendeu apurar informações, escrever textos, entrevistar pessoas e editar fotos. “Eu tive a oportunidade de conhecer algumas pessoas fazendo as reportagens, suas histórias de vida, por isso estou gostando muito de fazer parte desse projeto e poder ajudar a equipe”, disse a estudante.
Essa segunda edição retrata o trabalho da educação inclusiva escolar, e conta como é feito o Atendimento Educacional Especializado (AEE) na sala multifuncional aos alunos com deficiência. Os alunos da escola foram em campo e entrevistaram professores e estudantes com autismo e deficiência intelectual.
“Estamos trabalhando com diferentes temáticas em cada edição. Na primeira, abordamos a criação da escola e explicamos o significado do nome do imigrante italiano homenageado, primeiro fiscal de tributos do município de Boa Vista, entrevistamos ex alunos e atuais estudantes sobre as impressões que se têm desta unidade e com a gestão escolar sobre as conquistas e desafios nesses últimos anos”, disse Ana Rita de Cássia, coordenadora pedagógica.
O próximo passo dos alunos é a publicação da 3º edição do Jornal com previsão para o mês de setembro, com o tema: a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
ESCOLA – A Escola Municipal Francisco de Souza Bríglia foi criada pelo decreto nº 1901 em 10 de setembro de 1992 como Escola Municipal de Pré-Escola. No dia 12 de abril de 1994, a Unidade Educacional passou a ser denominada Escola de Pré-Escolar, com inclusão de ensino supletivo de alfabetização de jovens e adultos (EJA), e só em 2005 passou a denominar-se Escola Municipal Francisco de Souza Bríglia. A unidade educacional está situada a rua das Extremosas, nº 312, bairro Pricumã.
As ações educativas desenvolvidas na escola vem se destacando em âmbito nacional, como a conquista do 3º lugar do Prêmio Municipal Delacir de Melo Lima, importante conquista para a comunidade escolar. “Estamos levando as crianças um amplo conhecimento; O jornal do guiquinho já e com esse sucesso do Jornal do Chiquinho nessas turmas, queremos ampliar o projeto para demais turmas”, explicou Adaize Rosas de Souza, diretora da escola.
FONTE: PREFEITURABV