Esquerda enfrenta dificuldades na América Latina, diz NYT

Luiz Inácio Lula da Silva

Lula: a reportagem ressalta ainda o fato de que líderes como Luiz Inácio Lula da Silva e a ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner enfrentam acusações de corrupção

Do HuffPost Brasil

O último domingo (2) não foi, definitivamente, uma dia fácil para a esquerda naAmérica Latina. Além da derrota do acordo de paz na Colômbia, o Partido dos Trabalhadores, no Brasil, também não apresentou um bom desempenho nas eleições municipais.

Para o jornal americano New York Times, o dia de domingo foi “apenas mais um sinal da guinada à direita da América Latina”.

Segundo a publicação norte-americana, uma multiplicidade de fatores “alimentam a tendência”, como a queda no preço das commodities, que freou o crescimento econômico do continente e, com isso, a queda do apoio aos governos de esquerda.

“De país em país, os resultados são os mesmos: líderes abraçando políticas favoráveis ao mercado estão eclipsando as esquedas que dominavam na década anterior”, comenta a reportagem, que ressalta ainda o fato de que líderes comoLuiz Inácio Lula da Silva e a ex-presidente da Argentina Cristina Kirchnerenfrentam acusações de corrupção.

Escrito pelo correspondente no Brasil, Simon Romero, o texto diz que o momento, segundo analistas políticos, não envolve a total rejeição às políticas que ganharam admiração nos últimos anos, como o Bolsa Família, que deve ser mantido pelo governo de Michel Temer.

FONTE: FOLHA WEB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *