Podem participar estudantes com projetos em 2019 e 2020 sobre ‘Saúde e Meio Ambiente’, ‘Saúde e Qualidade de Vida’, ‘Natureza’ e ‘Sustentabilidade’


Estão abertas as inscrições para a 10° edição da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente, promovida pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). Os interessados devem acessar o endereço www.olimpiada.fiocruz.br e preencher um formulário de inscrição.
Anteriormente programadas para encerrar no dia 30 de junho, as inscrições foram prorrogadas até 13 de dezembro. A medida foi tomada em função dos impactos causados pelo enfrentamento da pandemia causada pelo novo coronavírus.
A Olimpíada tem como objetivo estimular ações, projetos e atividades educacionais voltadas para os temas Saúde e Meio Ambiente, reconhecimento do trabalho desenvolvido por professores e alunos nas escolas e a cooperação com a divulgação de ações governamentais criadas em prol da educação.
“A Olímpiada tem como finalidade fortalecer nos estudantes o desejo de aprender, conhecer, pesquisar, investigar e estimular a melhoria da saúde e qualidade de vida do País”, explicou Gisele Bordonal, chefe em exercício da Divisão de Educação Ambiental Temáticas da Seed (Secretaria de Educação e Desporto).
Podem participar estudantes do Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos), que desenvolveram projetos entre os anos 2019 e 2020 nas categorias áudio visual, produção de texto e projeto de ciências com as temáticas ‘Saúde e Meio Ambiente’, ‘Saúde e Qualidade de Vida’, ‘Natureza’ e ‘Sustentabilidade’.
No site da Fiocruz está disponibilizada uma biblioteca com diversos livros, artigos, matérias, entre outros materiais para auxiliar na produção dos projetos.
Além disso, a Seed, por meio do Depe (Departamento de Desenvolvimento de Políticas Educacionais), disponibilizará na próxima semana aos coordenadores pedagógicos das escolas, sugestões e estratégias de cada temática para o desenvolvimento dos projetos.
PREMIAÇÃO – Como premiação, o professor e o aluno representante do trabalho premiado viajarão para a cidade do Rio de Janeiro e participarão da cerimônia de premiação, de eventos culturais e pedagógicos entre outras atividades.
“Esse ano, a iniciativa premiará os 36 melhores trabalhos sobre saúde e meio ambiente com a viagem ao Rio de Janeiro para que alunos e professores vencedores participem de atividades cientificas e culturais”, destacou Gisele.
CAPACITAÇÃO – Para estimular a participação dos professores na Olimpíada, a Seed por meio do Depe realizou em setembro de 2019, oficinas pedagógicas. Participaram 220 professores, sendo 100 da capital e 120 do interior. As atividades foram em parceria com a Fiocruz.
O objetivo foi promover a aquisição de novos conhecimentos relacionados à saúde, meio ambiente e qualidade de vida. As oficinas foram presenciais, ministradas por técnicos da Fiocruz.
Os cursos foram nas modalidades de elaboração de texto, produção audiovisual e projeto de ciências. Cada temática teve a duração de oito horas. Os participantes tiveram aulas práticas e teóricas. Esta foi a segunda vez que técnicos da Fiocruz vieram a Roraima ministrar palestras para os profissionais da educação.