A nova sede do Laper está em construção e será inaugurada nos próximos meses
O Governo do Estado investiu aproximadamente R$ 567 mil em equipamentos e insumos para o Laper (Laboratório de Anatomia Patológica do Estado), cuja nova sede está prestes a ser inaugurada, atendendo a um anseio de mais de 20 anos dos servidores que trabalham na área. A unidade é o único laboratório do Estado que oferece serviço médico especializado para o diagnóstico de várias doenças, inclusive o câncer.
Os equipamentos e insumos já começaram a ser entregues pelas empresas, que têm prazo de 30 dias para concluir o fornecimento. Com a nova sede, e novos equipamentos, a unidade terá exames feitos como muito mais tecnologia.
Para o diretor do Departamento de Políticas de Apoio ao Diagnóstico Especializado, George Ribeiro, com o prédio e equipamentos novos, os profissionais poderão desempenhar as funções de forma mais ampla e adequada. “Será possível melhorar a tecnologia, incrementar novos exames. Isso vai proporcionar um melhor fluxo de atendimento aos trabalhos, sempre com o intuito de beneficiar a população”, disse.
A estrutura atual do Laper funciona no Bairro dos Estados, em um local adaptado para receber as atividades laboratoriais, mas em breve, será transferida para o prédio novo, ao lado do HGR (Hospital Geral de Roraima). Com a inauguração, será dado um novo ritmo aos trabalhos da unidade, fazendo com que o atendimento ocorra mais rápido e com mais qualidade.
O investimento na obra é de mais de R$ 700 mil, proveniente de recursos federais com contrapartida do Estado. A nova estrutura terá um hall de entrada com sala de espera, recepção e triagem, sala de reuniões, de digitação de laudos e estatística, administração, processamento citológico e confecção de lâminas para líquidos, coloração e montagem, sala de coloração histoquímica, de microscopia e de patologistas e de microtomia. O projeto foi feito com base nas normas de Vigilância Sanitária Estadual, discutido com técnicos da área de engenharia, e segue todas as diretrizes do Ministério da Saúde.
O Laper atende toda a população do Estado e até da Venezuela e da Guiana, com cerca de seis mil procedimentos ao ano. A unidade dispõe de dois setores principais: o de Citopatologia, que analisa os exames de paponicolau (que detecta ou previne a presença de câncer de colo do útero); e o setor de Histopatologia, onde são realizados exames de histopatológicos, peças cirúrgicas e biópsias.
FONTE: GOVERNO DO ESTADO DE RORAIMA