“O deputado alerta que, no entanto, é necessário respeitar as especificidades, além de comportamentos e complexidades de cada Estado ou região.” Haroldo Cathedral

Na Câmara Federal, o deputado Haroldo Cathedral (PSD-RR) tem atuado em defesa do retorno gradual da atividade econômica no país. O parlamentar afirma que o momento atual exige adoção de medidas responsáveis e ponderadas para equacionar os desafios impostos pela pandemia do COVID-19.
Para Haroldo Cathedral, as decisões políticas devem ser centradas nos anseios de milhões de brasileiros, que necessitam de esperança, proteção e segurança. Ele ressalta que o Governo e o Congresso Nacional brasileiro conseguiram aprovar pacotes emergenciais relevantes para mitigar os impactos da pandemia em setores essenciais e de assistência à população. Porém, afirma que não serão suficientes para evitar a retração da atividade econômica, o crescimento do desemprego e o aumento de pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Este colapso quase total na vida dos cidadãos, caso perdure, será possivelmente mais devastador que o número de vítimas do próprio Coronavírus”, alertou.
De acordo com o deputado é diante deste cenário que ele se posiciona pela preservação do direito das famílias brasileiras ao trabalho digno e pela garantia da sobrevivência de milhares de trabalhadores que vivem na informalidade. “No Parlamento Federal tenho defendido, junto a minha Bancada do Partido Social Democrático (PSD), o retorno gradual da atividade econômica em estados menos afetados do país, incluindo os serviços não essenciais, mas com adoção de planos e protocolos rigorosos de contenção da contaminação. É fundamental ainda que este retorno respeite as especificidades, além de comportamentos e complexidades de cada Estado ou região”, acrescentou.
Haroldo Cathedral salienta que o Brasil está conseguindo, com muita cautela, resultados animadores no combate ao vírus. Ele elenca dados recentes já divulgados como, os investimentos ao fortalecimento do sistema público de saúde em diversos Estados, os remédios como uma alternativa promissora ao tratamento dos infectados e o crescimento dos números de novos curados.
O parlamentar pontua os avanços do país no âmbito da ciência e inovação, o que permite o desenvolvimento de protocolos próprios, com ações locais ao enfrentamento do Coronavírus. “Possuímos tecnologias nacionais que garantem a produção de testes rápidos, vacinas, respiradores e, portanto, melhoram a nossa capacidade de prevenção, diagnóstico e superação do vírus.”
Haroldo acredita que esta crise sanitária trará mudanças profundas na sociedade. “Vivemos um momento de muita instabilidade e que requer iniciativas coordenadas, planejadas e muito diálogo entre os mais variados segmentos da sociedade e os poderes públicos. Nossas ações devem promover efetivamente garantias fundamentais aos nossos cidadãos”, afirmou Cathedral.
Fonte: Ascom