Luiza Garcia de Andrade completa 100 anos nesta quinta-feira (2).
Centenária chegou ao abrigo em 2004 após ser resgatada por bombeiros.

A amazonense Luiza Garcia de Andrade, ou Alcione como gosta de ser chamada, completa 100 anos nesta quinta-feira (2). E para não deixar a data passar em branco, servidores da Casa do Vovô, no bairro Mecejana, zona Oeste de Boa Vista, resolveram fazer uma festa de aniversário para celebrar o centenário da pessoa mais idosa do abrigo.
A gerente do abrigo, Célia Faria, conta que a ideia de fazer festa foi organizada pelos próprios servidores e que um fato tão importante como esse não poderia passar em branco.
Segundo ela, Luiza chegou ao abrigo em 2004 depois de ser encontrada vivendo uma árvore em condições precárias, num local sujo e insalubre. A idosa é deficiente visual.
“Ela foi resgatada pelos bombeiros e foi encontrada bastante debilitada, logo em seguida fomos acionados e desde então ela vive aqui conosco”, disse.

nesta quinta-feira (2) (Foto: Jackcson Félix/G1)
Questionada sobre os familiares da idosa, a gerente informou que nunca ninguém procurou por ela, mas em conversas revelou que teve um marido que saiu para pescar e nunca mais voltou.
“Não sabemos até onde essa história é verdade, mas acreditamos sim que ela foi casada”, relatou.
Célia Faria também informou que a Luiza tem uma bom relacionamento com os outros idosos e servidores do abrigo, e que mesmo sem visão reconhece os funcionários pelas vozes.
“Trabalho há oito anos no abrigo e a dona ‘Alcione’ ainda não decorou o meu nome, porque ela diz que é muito difícil”, brincou a cuidadora Jozielma Ribeiro.
Aos 100 anos de idade a idosa não apresenta nenhum tipo de doença, é saudável e totalmente ativa para algumas atividades. Ela se alimenta sozinha, mas conta com a ajuda de cuidadores para a realização de algumas atividades diárias, devido a perda de lucidez.
FONTE: G1/GLOBO