O aniversário de 27 anos de criação da Guarda Civil Municipal de Boa Vista (GCM), celebrado no dia 8 de março, foi lembrado pela deputada Lenir Rodrigues (PPS) durante uso da tribuna na manhã desta terça-feira (7), na Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR). Pediu à Mesa Diretora para apresentar uma moção de aplausos pela passagem da data, em nome da Casa.
A parlamentar apresentou a quem acompanhava o discurso nas galerias da Casa Legislativa e pela TV Assembleia (canal 57.3) um breve histórico sobre as conquistas e atuações da instituição municipal que trabalha para proteção sistêmica dos boa-vistenses que utilizam as estruturas e instalações municipais. “Embora seja uma instituição municipal, ela é regida por uma lei Federal que é a 13.022/14 que trouxe avanços e instituiu normas gerais para as Guardas Municipais no Brasil”, complementou.
Para Lenir, a eficiência da Guarda Civil Municipal com a prestação de serviços na capital roraimense é motivo de orgulho e de reconhecimento do valor agregado. Hoje, a GCM tem efetivo de 342 servidores, sendo 64 mulheres, divididos em quatro grupamentos táticos como a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), Grupo Tático Municipal (GTAM), Defesa Civil Municipal e Ciclo Patrulha.
O destaque para a parlamentar, que é procuradora Especial da Mulher na Assembleia Legislativa, é a implantação da Patrulha Maria da Penha, pioneira no Estado na proteção das mulheres vítimas da violência doméstica familiar. “Nós temos uma Guarda Civil Municipal organizada e que merece aplausos desta Casa”, acrescentou.
Entre outros pontos falados por Lenir está a participação de 42 guardas municipais na realização de um treinamento para manuseio de arma de fogo com apoio da Academia de Polícia Militar de Roraima. “Em obediência ao convênio firmado com a Polícia Federal e o município de Boa Vista, em breve, a prefeitura vai instalar um Centro de Formação, Aperfeiçoamento e Qualificação específico para GCM”, concluiu o discurso.
Yasmin Guedes
SupCom ALERR