Mais de 100 presos tentaram fugir da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, em Boa Vista, na noite desse domingo (3), segundo a Secretaria de Justiça e Cidandania (Sejuc).
De acordo com Ronan Marinho, titular da Sejuc, os detentos quebraram os cadeados do ‘Cadeião’, área que abrange três alas do presídio, arrombaram um portão, mas acabaram contidos por uma cerca elétrica. A tentativa de fuga em massa foi às 22h (23h de Brasília).
“Eles quebraram vários cadeados, fizeram um ‘aríete’ e arrombaram o portão. Porém, foram contidos pela ação das equipes das guaritas e pela cerca elétrica”, afirmou Marinho.
Conforme a assessoria do estado, policiais militares, agentes penitenciários e da Força Nacional de Segurança ajudaram a conter os presos. A segurança na unidade foi reforçada.
Ainda segundo o secretário, no ‘Cadeião’ cumprem pena detentos sem condenação e queles que declaram pertencer a facções criminosas.
“Os que tentaram fugir estão sendo identificados e serão punidos. Também estamos analisando a possibilidade de transferir detentos da unidade”, declarou o secretário.
A Penitenciária Agrícola fica na zona Rural de Boa Vista e abriga atualmente cerca de 1.100 detentos.
A unidade prisional é a mesma onde 33 detentos foram brutalmente assassinados em janeiro deste ano. No ano passado um confronto de facções rivais deixou 10 mortos no presídio.
Na última quarta (30), a unidade passou por revista. No local, foram encontrados objetos perfurocortantes, celulares e anotações do crime organizado. Na ocasião, o secretário Ronan Marinho afirmou que “o estado está em guerra declarada contra as facções”.
Por Emily Costa, G1 RR















