Deputado se reuniu com o ministro da Secretaria de Governo, General Santos Cruz, nesta terça-feira (26), onde expôs sua preocupação com a manutenção, a longo prazo, da energia das termelétricas no estado. Aumento no efetivo de policiais, regulamentação do garimpo e a regularização fundiária em Roraima também estiveram em pauta
Em reunião com o ministro da Secretaria de Governo, General Santos Cruz, nesta terça-feira (26), em Brasília, o deputado federal Nicoletti (PSL/RR) expôs sua preocupação quanto à capacidade de Roraima manter, a longo prazo, a energia gerada pelas usinas termelétricas, as quais vêm abastecendo o estado desde que houve um blecaute de energia elétrica em diversas cidades venezuelanas, no último dia 7, e que também atingiu Roraima.
Na audiência, o deputado chamou a atenção do ministro, dentre outros pontos, para o enorme volume de diesel que vem sendo utilizado pelas usinas. Para Nicoletti, o quadro se agrava diante da proximidade do período de chuvas, que podem comprometer as condições da rodovia BR-174, por onde é transportado o combustível para as termelétricas.
“As termelétricas não têm condições de atender toda a demanda do estado por longos períodos de tempo. Trata-se de uma energia muito mais cara e que deve ser utilizada apenas nos casos emergenciais”, apontou o parlamentar.
O deputado defendeu que sejam realizadas tratativas pelo Governo Federal junto ao governo da Venezuela para que seja restabelecido o fornecimento da energia de Guri, pelo menos até que haja a conclusão do Linhão Tucuruí, previsto para 2021, de acordo com cronograma apresentado pelo presidente Jair Bolsonaro em reunião com a bancada de Roraima, no final de fevereiro, para integrar o estado ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
Na reunião, o ministro se comprometeu a verificar junto ao ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, a possibilidade de o governo adotar medidas para amparar o restabelecimento dessa energia no país vizinho.
Outras prioridades
O deputado federal Nicoletti também apresentou ao ministro Santos Cruz a situação de carência no efetivo de policiais federais (PF) e rodoviários federais (PRF) na fronteira do estado, e defendeu a necessidade de novos concursos para compor os quadros dessas corporações. “O aumento do efetivo também é uma demanda das demais instituições policiais, como as Polícias Civil e Militar, além dos agentes penitenciários, que também têm seus quadros defasados’, completou o parlamentar.
Na reunião, Nicoletti ainda solicitou medidas para a regulamentação do garimpo em Roraima, frisando ser uma atividade de grande valia para movimentar a economia local, e a regularização fundiária, que apontou como importante para alavancar a produção agrícola no estado.
Santos Cruz se mostrou sensível aos temas e adiantou que tem parte da equipe dedicada a acelerar o processo de regularização de terras no estado. Em abril, Nicoletti acompanhará o ministro Santos Cruz, acompanhado do ministro de Minas e Energia, em viagem a Roraima, para detalhar in loco as demandas apresentadas.
Também participou da reunião o Secretário Especial de Relações Institucionais da Presidência da República, Bruno Caligaris.
Por Maria Letícia de Melo Silva
Assessoria de comunicação