Demora para entrega dos serviços tem ocasionado problemas respiratórios na população
(Foto: Jefter Reis)
Os moradores de Rorainópolis tem reclamado da demora para conclusão das obras de instalação de tubos de esgotamento sanitário na cidade ao Sul do Estado.
Segundo os moradores, a insatisfação se deve pelo fato de as obras terem iniciado a mais de nove meses e ainda não ter sido concluída.
Para muitos, a demora para entrega vem acarretando em problemas respiratórios devido à grande quantidade de poeira causada pela abertura de valas para colocação dos tubos de esgoto nas ruas e avenidas da cidade.
No hospital Sul Ottomar de Sousa Pinto e postos de saúde a procura por tratamentos contra problemas respiratórios e doenças causadas pelo excesso de poeira tem sido maior desde o início das obras.
De acordo com a comerciante Valéria de Jesus Silva, de 34 anos, as obras trazem benefícios futuros a população porém os transtornos causados por elas vem sendo muito prejudiciais à saúde de seus filhos.
“Tenho três filhos, que tem sofrido devido a grande quantidade de poeira das ruas, principalmente a rua da minha casa. Gripes, resfriados e rinite tem sido constante nas crianças e isso é muito ruim”, relatou a comerciante.
A execução das obras de esgoto já haviam reclamado dos lamaçais deixados após as escavações nas ruas.
OUTRO LADO – A secretária municipal de obras e infraestrutura de Rorainópolis informou, por meio de nota, que os resíduos de obras existentes em via pública são provenientes de escavações resultantes da construção da rede de esgoto sanitário.
Informou também que, se solidariza com os transtornos causados pela interdição momentânea de algumas ruas. Informamos ainda que as ocorrências de lama e poeira são inerentes à qualquer obras de construção civil, e, que o setor de fiscalização já notificou a empresa executora da referida obra para minimizar a interferência na rotina da população, retirando com brevidade o material em excesso e com instalação de sinalização adequada.
A prefeitura informou ainda que, está acompanhando as normas técnicas e cobrando que a execução seja conforme o projeto aprovado pelos setores de fiscalização e controle, e que esta obra é a maior já executada no município, e, devido sua grandeza de extensão e características dependem de fatores diversos, inclusive de fenômenos da natureza.
Por estes motivos, solicitamos a compreensão e colaboração dos nossos munícipes.
FONTE: FOLHA WEB