A espera terminou para os comerciantes de pescado da cidade. Nesta quarta-feira, 22, a Prefeitura de Boa Vista inaugurou o Mercado de Peixe, anexo ao Mercado Municipal Francisco Ferreira Lima, localizado na avenida Ataíde Teive – Asa Branca. A obra representa uma conquista aos profissionais do ramo, que aguardavam há mais de dez anos um espaço desta natureza.
O mercado foi cuidadosamente planejado em parceria com os peixeiros, que apresentaram suas sugestões e acompanharam todo o processo de reforma do espaço, pois sua construção se deu na gestão passada do município e não atendia os anseios dos comerciantes. Agora, o loca está mais organizado e adaptado para facilitar o trabalho e dar mais conforto aos clientes.
“O espaço está mais bonito e mais amplo. Faz muito tempo que estávamos aguardando esta obra ser concluída, pois na gestão passada, fizeram de um jeito que não agradou aos peixeiros. Mas agora, a Prefeitura de Boa Vista cumpriu com o que foi combinado junto a nós e hoje podemos trabalhar com mais segurança e conforto”, afirmou o comerciante José Roberto, que trabalha no ramo há 18 anos e há seis anos aguardava a conclusão do mercado.
Os comerciantes receberam um local completamente diferente da proposta inicial da obra. Antes contava com nove boxes, mas a Prefeitura incluiu mais três, totalizando 12 boxes, cada um contendo pia, bancada de corte e tratamento, freezer e bancada para exposição dos produtos. O Mercado também ganhou mais segurança, com uma área fechada (alambrado) para garantir mais tranqüilidade, principalmente aos comerciantes.
“Este projeto atende os anseios dos comerciantes. A prefeitura teve o cuidado de ouvi-los, valorizando todo o trabalho deles, pois esta obra é para a comunidade e eles adquiram seu sustento e de suas famílias. Ou seja, é mais um compromisso que nós estamos cumprindo, pensando no bem estar do trabalhador e da sociedade. O resultado é este prédio bonito, arejado e mais adequado ao trabalho dos peixeiros”, disse a prefeita Teresa Surita.
Os comerciantes que adquiriram um boxe são os mesmos que atuavam em condições precárias nas feiras livres de Boa Vista. A prefeitura deu a oportunidade e melhores condições de trabalho a estes peixeiros tradicionais da cidade. A regra para todos é que mantenham a higiene do local, e que a Prefeitura, por meio da Vigilância Sanitária, fará a fiscalização.
Aos 60 anos, Francisco Servaço Rodrigues foi um dos contemplados com um dos boxes do mercado. Antes disso ele estava atuando no Feirão do Garimpeiro, uma das feiras livres da capital. Com um espaço próprio e adequado para seu trabalho, agora a meta é exercer sua atividade com uma condição melhor e mais digna. “Faz dez anos que a gente aguardava essa obra e finalmente poderemos trabalhar num lugar melhor. E ficou tudo muito bonito. Gostei muito”.