domingo, 28 junho, 2026
  • Sobre Nós
  • Expediente
  • Fale conosco
Jornal O Painel
  • Home
  • Notícias
    • Agro Notícias
    • Municípios
    • Brasil
    • Destaques
    • Esporte
    • Mundo
    • Geral
    • Polícia
    • Política
    • Últimas Notícias
  • Diversão e Lazer
    • Cinema
    • Entretenimento
    • Culinária
  • Eventos
  • Videos
  • Publicações Oficiais
  • Concurso
  • PAINEL JURÍDICO
No Result
View All Result
  • Home
  • Notícias
    • Agro Notícias
    • Municípios
    • Brasil
    • Destaques
    • Esporte
    • Mundo
    • Geral
    • Polícia
    • Política
    • Últimas Notícias
  • Diversão e Lazer
    • Cinema
    • Entretenimento
    • Culinária
  • Eventos
  • Videos
  • Publicações Oficiais
  • Concurso
  • PAINEL JURÍDICO
No Result
View All Result
Jornal O Painel
No Result
View All Result
Home Geral

PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE Governador Antonio Denarium lidera comitiva roraimense na abertura da COP30 em Belém

O secretário Márcio Grangeiro reforçou que a participação em vários painéis demonstra que Roraima é um grande ativo climático capaz de apresentar soluções integradas para a conservação e o desenvolvimento produtivo da Amazônia brasileira.

10 de novembro de 2025
em Geral
PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE  Governador Antonio Denarium lidera comitiva roraimense na abertura da COP30 em Belém

Os olhos do mundo se voltam para a COP30 (30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas), que teve início nesta segunda-feira, 10, em Belém (PA). Um dos Estados que integram a Amazônia Legal brasileira, Roraima participa do evento com comitiva liderada pelo governador Antonio Denarium.

O destaque do dia foi a participação e momento de fala do chefe do Executivo roraimense na abertura do Hub Amazônia na Blue Zone, espaço voltado para apresentar a unidade regional e o protagonismo da Amazônia na construção de soluções globais para o clima, apresentados por meio dos principais eixos temáticos e resultados apresentados pelos Estados durante a COP30.

Denarium destacou que Roraima participa do evento por conta da produção e desenvolvimento com sustentabilidade, promovidos pela atual gestão. Ele explicou ainda que neste primeiro dia, a comitiva teve a oportunidade de debater a transição energética, um dos principais temas da edição.

“Em Roraima, estamos evoluindo nos últimos anos na produção de energia de fontes alternativas, como energia solar, de biomassa e de gás natural. E agora, conectados ao Sistema Interligado Nacional, por meio do Linhão de Tucuruí, Roraima alcança a segurança energética com sustentabilidade. Estamos no caminho certo e é essa experiência que estamos compartilhando com o mundo”, declarou o governador.

Além do governador de Roraima, participaram os governadores do Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Tocantins, Estados que integram a Amazônia Legal brasileira. O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, também integrou o encontro.

Comitiva de Roraima

Além do chefe do Executivo Estadual, integram a equipe representantes de órgãos estaduais que fazem parte do eixo de desenvolvimento governamental e vão participar de vários paineis temáticos entre os dias 10 e 21 de novembro.

Entre eles, estão o secretário de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação, Márcio Grangeiro; o presidente da Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Wagner Severo; o presidente do Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), Marcelo Pereira; o presidente do Iteraima (Instituto de Terras e Colonização de Roraima), Ionilson Sampaio; e a consultora técnica da Sepi (Secretaria dos Povos Indígenas), Francinete Raposo.

O presidente da Femarh, Wagner Severo, enumerou algumas ações que vão ser discutidas na conferência, como a ZEE (Zoneamento Ecológico-Econômico), o Plano Estadual de Prevenção e Combate ao Desmatamento e Queimadas de Roraima (2025-2028), o trabalho desenvolvido junto às comunidades ribeirinhas da região do Baixo Rio Branco, entre outras.

“Portanto Roraima, aqui na COP30 em Belém (PA), é um exemplo de desenvolvimento sustentável e o nosso governador Antonio Denarium está participando das discussões, mostrando exatamente toda essa política que permitiu o estado continuar crescendo e conservando os recursos naturais”, reiterou.

O secretário Márcio Grangeiro reforçou que a participação em vários painéis demonstra que Roraima é um grande ativo climático capaz de apresentar soluções integradas para a conservação e o desenvolvimento produtivo da Amazônia brasileira.

“Roraima irá participar apresentando seu trabalho voltado para a governança territorial, que favorece a produção sustentável de alimentos, garantindo a segurança alimentar, geração de desenvolvimento, emprego e renda no campo e nas cidades”, explicou.

COP30 em Belém

A COP30 é a primeira conferência climática realizada na Amazônia e ocorre pela primeira vez no Brasil e na Amazônia brasileira. Organizada pela UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), o evento traz à mesa discussões e propostas, à níveis mundiais, para o combate às mudanças climáticas, sendo o maior evento voltado à temática.

Participam líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil de todo o mundo. O evento ocorre de 10 e 21 de novembro em Belém.

SECOM RORAIMA

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informação com credibilidade e responsabilidade – Roraima

Assessoria de Marketing, Reportagens
Anúncios
https://4porngames.com/pt-br/

Categorias

  • Agro Notícias
  • Esporte
  • Geral
  • Mundo
  • Política

Contatos

E-mails:
opainel.rr@hotmail.com
opainel.rr@gmail.com

Telefones:
(95) 9 9177.1568 vivo
(95)32241209

  • Sobre Nós
  • Expediente
  • Fale conosco

© 2022 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas

No Result
View All Result
  • Home
  • Notícias
    • Agro Notícias
    • Municípios
    • Brasil
    • Destaques
    • Esporte
    • Mundo
    • Geral
    • Polícia
    • Política
    • Últimas Notícias
    • Foto Jornalismo
  • Diversão & Lazer
    • Cinema
    • Entretenimento
    • Culinária
    • Videos
    • Dicas do dia
    • Galeria de fotos
    • Variedade
  • Eventos
  • Publicações Oficiais
  • Concurso
  • Artigo
  • Classificados
  • PAINEL JURÍDICO
  • Expediente
  • Fale conosco
  • Sobre Nós

© 2022 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas