Quatro pessoas foram detidas neste final de semana no Baixo Rio Branco, no município de Caracaraí, região Sul do estado, durante uma operação de combate a pesca irregular no período de defeso. Os resultados da ação foram divulgados nesta segunda-feira (30).
A prisão dos envolvidos foi efetuada por fiscais da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh) e Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Cipa) da Polícia Militar.
Os suspeitos foram conduzidos à delegacia de Caracaraí. Ação resultou ainda na apreensão de 15 malhadores e lavrados três autos de infração. O material apreendido foi destruído. A operação contou com cerca de 30 fiscais da Femarh e agentes da Cipa.
Conforme o diretor de monitoramento e controle ambiental da Femarh, Nazenaldo Costa, a fiscalização foi realizada nas margens do Baixo Rio Branco.
“Estamos no período de defeso e os cardumes de peixes estão se deslocando ao longo do rio para fazer a desova, então os pescadores estão fazendo a pesca predatória”, disse.
Costa informou ainda que a ação continua atendendo as denúncia de pesca irregular durante o período de defeso, bem como desmatamento ilegal, tráfico de animais silvestres e de mineração. A operação segue em outros municípios.
FONTE:G1/GLOBO