Durante o evento de entrega, foi anunciada uma reforma geral na unidade para o próximo ano.

Foram entregues nesta última quinta-feira, dia 23, no Hospital José Guedes Catão, no município de Mucajaí, 84 itens variados de equipamentos novos para a sala de parto da unidade.
Os aparelhos foram adquiridos com recursos do Ministério da Saúde, com investimento de aproximadamente R$ 100 mil, e seriam destinados à atender a rede municipal de Saúde, no entanto, o prefeito da cidade, Josué Matos, optou por repassar à unidade estadual. “Acredito que com estes equipamentos indo para o hospital estadual, a população será a grande beneficiada”, comentou.
Durante a solenidade entrega, foi anunciada ainda uma reforma total na unidade de Saúde, que já está na fase de levantamentos iniciais e deverá ser licitada no primeiro semestre do ano que vem.
Conforme informações da Sesau (Secretaria Estadual de Saúde), os mais de 80 itens entregues representam praticamente tudo o que uma sala de parto precisa para realizar os procedimentos com segurança e conforto para os pacientes (mãe e bebê).
Dentre os equipamentos que passarão a ser utilizados no local estão: incubadora neonatal, mesas ginecológicas, desfibriladores, berços, balanças, aspirador de secreções, cama pré-parto/parto/pós-parto (onde a mulher fica nos três estágios, sem precisar se mudar de uma cama para outra, gerando mais conforto e comodidade ao atendimento).
O secretário-adjunto estadual de Saúde, Paulo Linhares, destaca que essa melhoria vai influenciar positivamente não só a população do município de Mucajaí, mas de Boa Vista também, que ganhará um fôlego nos atendimentos na maternidade. “Com essa sala equipada ampliaremos a capacidade de realizar estes procedimentos sem que as mulheres tenham que se deslocar para a Capital”, observou.
REFORMA – Paulo Linhares, anunciou durante a entrega que o hospital será completamente reformado, com investimentos de R$ 2.550.000 para uma revitalização completa na unidade.
“Há quase 30 anos este hospital não recebe uma reforma significativa e nós vamos fazer. Assim como o Hospital de Caracaraí, cuja obra está prestes a ser inaugurada, vamos fazer aqui em Mucajaí”, explicou.
O secretário enfatizou que os próximos meses serão marcados por melhorias na estrutura das unidades, com a reforma de unidades e a inauguração de prédios novos como o Hospital das Clínicas, o anexo do HGR (Hospital Geral de Roraima), Laper (Laboratório de Patologia de Roraima), CRSM (Centro de Referência de Saúde da Mulher), entre outras tantas unidades que já foram inauguradas e já estão a serviço da população.
Fonte: Secom-RR