O deputado Soldado Sampaio (PTdoB) em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa de Roraima, durante a sessão desta quarta-feira, 23, apresentou uma indicação ao Executivo que pede a criação de uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) no entorno do lago de Jatapú, município de Caroebe, sul do Estado.
O lago é usado para pesca de subsistência e, para o deputado, também pode servir de atração turística. Segundo ele, a criação da RDS serviria para proteger as margens do lago e de incentivo para que empresas que atuam com turismo na região do Baixo Rio Branco explore o potencial do local para pesca esportiva.
“Não sou daqueles que defende transformar Roraima em um santuário. Defendo a preservação da natureza, mas acima de tudo que possamos explorar essas riquezas de maneira inteligente e sustentável”, defendeu Sampaio.
O parlamentar disse ainda que fará uma visita ao local com técnicos do Iact (Instituto de Apoio a Ciência e Tecnologia), Seplan (Secretaria Estadual de Planejamento) e CERR (Companhia Energética de Roraima), para elaborar proposta técnica para utilização das riquezas da região.
Sampaio falou ainda sobre a hidrelétrica de Jatapú, que, de acordo com ele, hoje, apenas 25% da capacidade da hidrelétrica está em funcionamento porque a obra da linha de transmissão não foi concluída. “Em sua plenitude, poderia abastecer inclusive Rorainópolis”, lamentou.
PEC – O deputado finalizou seu discurso pedindo à Mesa Diretora da Casa Legislativa que crie uma comissão especial para avaliar a Proposta de Emenda à Constituição em que servidores públicos efetivos de empresas estaduais que forem extintas ou federalizadas poderão compor o quadro de extinção do Executivo Estadual e assim serem redistribuídos em outros órgãos do governo.
“Se for aprovado ou não é uma questão de Plenário, mas peço a análise deste projeto que apresentei a pedido dos funcionários”, apelou Sampaio.
Fotos: SupCom ALERR
Camila Dall”Agnol