Os recursos, que provém do Fundo Nacional de Segurança Pública, só são liberados após planejamento das ações por parte das forças estaduais


O Conselho do Fundo Estadual de Segurança Pública se reuniu nesta quarta-feira, dia 15, para planejar o uso dos R$ 11 milhões do FNSP (Fundo Nacional de Segurança Pública) destinados a Roraima para investimento nas forças de segurança. O planejamento, que deve ser submetido ao Ministério da Justiça, é necessário para a liberação do recurso.
O secretário de Segurança Pública, Olivan Júnior, afirmou que o Conselho é encabeçado pela Sesp e conta com a participação da PMRR [Polícia Militar de Roraima], PCRR [Polícia Civil de Roraima] e CBMRR [Corpo de Bombeiros Militar de Roraima], que juntos compõem o Fundo Estadual de Segurança Pública.
“Nesse encontro discutimos as ações e os projetos que vão ser implantados a partir da disponibilização dos recursos. Cada órgão pode apresentar projetos conforme as necessidades que julguem prioritárias. Vamos integrar todas as demandas e apresentar para o governador para que em seguida seja apresentada ao Ministério da Justiça”, disse.
O comandante geral da PMRR, coronel Elias Santana, lembrou que desde o início da atual gestão, os órgãos de segurança pública têm buscado uma integração. “Tenho que me preocupar com o que as outras forças fazem para que eu possa dar continuidade ao trabalho delas. A sinergia é fundamental nesse momento em que temos buscado trabalhar de forma integrada e sistêmica, buscando atender com maior eficiência o cidadão”, declarou.
Santana frisou que os recursos vão chegar em um bom momento. “Temos R$ 11 milhões que podem serem gastos de forma consensual a contemplar necessidades emergenciais, ainda mais nesse momento de pandemia, pois podemos atender demandas básicas da nossa instituição e que vão consequentemente ir de encontro às necessidades da população”, disse.
O delegado geral da PCRR, Hebert de Amorim, ressaltou a importância da integração entre as forças de segurança. “É muito importante essa união para que nós possamos direcionar as nossas ações em um único objetivo. Não adianta cada órgão agir de acordo com a própria vontade. É bom centralizar, discutir e verificar todos os pontos. Temos que direcionar nossas ações de forma integrada”, declarou.
ORIGEM DOS RECURSOS – O Fundo Nacional de Segurança Pública é abastecido com parte dos recursos arrecadados nas loterias esportivas e federais e distribui a verba entre os Estados brasileiros.
Em Roraima, o Governo do Estado criou o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social, por meio da Lei N.º 1.357/19, para administrar os recursos. Dentro do Sistema, existe o Conselho do Fundo Estadual de Segurança Pública, que é responsável por este planejamento.
Fonte: Secom