Os projetos participaram de uma seleção por meio de edital realizado pela Vepama – Fotos: Mário Junior
O Subcomandante da Polícia Militar de Roraima, coronel Magalhães José Damasceno, recebeu do Tribunal de Justiça de Roraima, por meio da Vepema (Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas), os alvarás judiciais que oficializam o repasse de recurso para execução de dois projetos sociais desenvolvidos pela instituição. A reunião para receber os documentos aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 22, no Fórum Criminal Ministro Evandro Lins e Silva.
O valor do recurso liberado foi de 7 mil reais para cada projeto, que será destinado a compra de materiais e equipamentos necessários para a execução dos mesmos. A instituição tem o prazo de 30 diaS para prestar contas junto a Vepema, sobre o valor repassado. “O TJ busca apoiar e contribuir com instituições que se preocupam com a população, que doam um pouco mais do seu dia-a-dia em favor da sociedade” comentou o Presidente do TJRR, Almiro Padilha.
Um dos beneficiados é o projeto “Resgatar para Libertar”, da Cipa (Companhia Independente de Policiamento Ambiental), que irá destinar o valor adquirido à compra de material de contenção de fauna, atendendo assim, a crescente demanda de resgates de animais e garantindo menor risco de danos aos envolvidos, animais e policiais.
Outro beneficiado foi o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas), da CIPCom (Companhia Independente de Policiamento Comunitário), que foi idealizado pelas subtententes Marcleane Paula e Sara Cavalcante, no qual o recurso será destinado à compra de materiais permanentes, como data show, caixa de som, entre outros, que irão subsidiar as atividades proativas educacionais, desenvolvidas nas escolas públicas e privadas da Capital e do Interior, onde são realizadas ações pedagógicas de prevenção ao uso indevido de drogas e à prática da violência, de forma a fomentar o espírito de solidariedade, autoestima e cidadania.
Na ocasião, o subcomandante Geral da Polícia Militar, coronel Magalhães José Damasceno, agradeceu o apoio e a parceria que é de grande importância para a corporação. “Esses recursos farão uma grande diferença dentro das companhias, pois irão facilitar a aquisição de materiais necessários para o desenvolvimento dos projetos” complementou.
Entre os outros projetos do governo, que também receberam o recurso estão: a “Cooperativa Agroarte”, da Sejuc (Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania), que visa a criação de uma cooperativa, que irá trabalhar com 28 reeducando da Pamc (Penitenciária agrícola de Monte Cristo), na reciclagem de pneus, como forma de reduzir penas e ocupar o tempo dos reeducando; e o projeto do Instituto de Criminalística da Polícia Civil de Roraima, que irá destinar o recurso à virtualização e digitalização de todo o acervo do instituto por meio de um sistema de internet e intranet que acompanhe o Programa Roraima Digital, que prevê a substituição da tramitação dos processos governamentais, documentos e correspondências em meio físico, passando a adotar ferramentas eletrônicas, com o intuito de gerar mais agilidade, economia e eficiência.
A entrega dos alvarás das instituições foi realizada pelo presidente do TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima), Almiro Padilha, e pelo juiz da Vepema, Alexandre Magno, que comentou que o objetivo da seleção é direcionar os recursos de prestação pecuniária, resultante de transação penal, suspensão condicional do processo e de sentença condenatória para realização de projetos de entidades públicas e privadas, que são cadastrados junto à rede social da Vara. “Essas parcerias são vantajosas e mostram resultados, pois além de receber o recurso do Tribunal, as instituições também se disponibilizam a receber pessoas para cumprimento de prestação de serviços” destacou.
Neuzelir Moreira
FONTE: RORAIMA EM FOCO