Mais de 130 pessoas, entre prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos e reeleitos, além de assessores, participam do Seminário Legislativo promovido pela Assembleia Legislativa de Roraima, por meio do CAC (Centro de Apoio às Câmaras). O encontro iniciou na manhã desta quarta-feira, 30 no Plenarinho, e continuará nesta quinta-feira, 1º de dezembro.
No primeiro dia, as palestras foram sobre o Regimento Interno, Lei Orgânica, Constituição Estadual e Federal e também sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal e Improbidade Administrativa. Outros temas em destaque nesta manhã foram sobre os Tributos Municipais e as Técnicas Legislativas.
O prefeito eleito do Cantá, Carlos Barbudo, é um dos participantes do evento. Ele, que vai o primeiro mandato, disse que resolveu participar do seminário para obter mais experiências sobre as leis. “Conheço a Lei Orçamentária Anual (LDO), mas aqui estou me aprofundando mais porque preciso adquirir conhecimento, afinal meu lema é respeito ao povo e temos que trabalhar com conhecimento e respeito”, disse.
O coordenador do CAC, Fernando Héder, destacou que a participação dos eleitos, reeleitos e assessores superou as expectativas. Ele acredita que o segundo dia do evento, nesta quinta-feira, 1º, os inscritos obterão novos conhecimentos com as três palestras.
A vereadora eleita pelo município do Uiramutã, Lurdes Miguel de Brito, mais conhecida como professora Lurdes, também participa do seminário e acredita que “essa é uma capacitação para que os parlamentares tenham conhecimentos para trabalharem nos quatro anos de mandato”, disse.
Na programação do seminário, a partir das 8h30 desta quinta-feira, constam palestras sobre o papel das comissões e o funcionamento das sessões, com João de Carvalho; o passo a passo do orçamento, com Newton Leite; técnicas de oratória com Francisco Paes, e técnicas de secretarias, com Lena Fagundes. Os palestrantes são servidores do Poder Legislativo.
Shirleide Vasconcelos
Fotos: SupCom ALERR