
O ano de 2020 deixará uma marca importante na história do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar Roraima. Este ano a entidade completa 27 anos de muita dedicação e trabalho a favor do homem do campo, que muito contribui para o desenvolvimento da economia do nosso Estado.
Apesar do momento de crise de saúde pública pelo qual estamos passando,o Senar Roraima continua contribuindo para capacitação e orientação do produtor rural. A missão da instituição é continuar o aprimoramento da educação profissional, da promoção social, da assistência técnica e do ensino técnico para pessoas do meio rural.
Anualmente são mais de seis mil pessoas beneficiadas pelas ações do Senar em Roraima, entre produtores, trabalhadores e familiares. “Temos a certeza de que este número será cada vez maior, pois o Senar não pode parar, mesmo em tempo de crise”, ressalta o Presidente do Senar Roraima, Silvio Carvalho.
Ao longo desses 27 anos, o Senar Roraima desenvolveu inúmeras ações e eventos em todo o Estado de Roraima, oferecendo cursos e treinamentos para capacitação de produtores, trabalhadores rurais, famílias, jovens e também para a sociedade em geral.
Na educação, o curso Técnico em Agronegócio, com ensino a distancia, foi destaque por alcançar produtores rurais com dificuldade de acesso ao ensino técnico. Negócio certo Rural, Cidadania Rural e o programa de inclusão digital Rural incluem-se na educação para o campo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar Roraima.
Na área social, a entidade trabalha com os programas especiais Saúde do Homem e da Mulher Rural, em que são realizadas ações de prevenção de saúde e cidadania em todos os municípios de nosso Estado, além de levar conhecimento para mulheres roraimenses com o programa Mulheres em Campo.
O programa de Assistência Técnica e Gerencial –ATeG- também faz parte das ações do Senar Roraima, em que nos últimos meses mais de 60 produtores rurais são atendidos nas áreas de bovinocultura e fruticultura nos municípios de Boa Vista, Bonfim, Mucajaí e Cantá.
Assessoria