
(Foto: G1 RR)
Começa nesta segunda-feira (23), no auditório do Centro de Ciências Humanas (CCH) da Universidade Federal de Roraima (UFRR), em Boa Vista, a segunda edição das “Jornadas de Estudos de Literatura”. O evento segue até esta terça-feira (24).
As Jornadas de Estudos de Literatura são realizadas em perceria pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) e Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras (PPGSOF). A taxa de inscrição para o evento é de R$ 20.
O evento tem o objetivo de aprofundar estudos sobre a participação das textualidades produzidas no extremo norte da América do Sul, na tríplice fronteira Brasil-Guiana-Venezuela, na adequação das narrativas históricas das literaturas nacionais e latino-americanas.
As atividades são realizadas em parceria com os grupos de estudos “Permanência e atualização das fontes textuais ameríndias nas literaturas americanas – o caso Circum-Roraima”, e “Cronistas e viajantes no vale do Rio Branco”, dos programas de pós-graduação. A programação conta com a participação de professores com reconhecimento nacional e internacional, bem como de pesquisadores locais.
Veja a programação:
Segunda (23)
17h às 17h30 – Mesa redonda: Do exótico e do desconhecido: texturas amazônicas em Nenê Maccagi.
A mulher do garimpo, de N. Macaggi
18h – Conferência – O Brasil visto por viajantes franceses: paradoxos e ambiguidades
Terça (24)
17h às 17h30 – Mesa redonda: Textualidades indígenas: Mitología Makiritare
O Mário das Cartas e as Cartas do Mário: de Koch-Grünberg a Macunaíma
18h – Conferência:Transformação e etiologia: uma comparação entre as Metamorfoses de Ovídio e narrativas Pemon;
Laçamento do livro -Makunaima/ Macunaíma, contribuições para o estudo de um herói transcultural
FONTE: G1/Roraima